É um método de investigação geológico-geotécnica de solos que utiliza como instrumento o trado. Tem por finalidade a coleta de amostras deformadas para ensaios em laboratório, determinação da profundidade do nível d’água e identificação dos horizontes do terreno.

A sondagem à percussão, também conhecida como sondagem de simples reconhecimento ou sondagem SPT é o método de investigação mais presente nas obras de engenharia. É utilizado para se obter parâmetros de resistência do subsolo que irão definir o tipo e dimensionamento das fundações de uma edificação. Além disso, são coletadas amostras de solo para determinação do tipo de material existente, bem como o nível do lençol freático.

Normas:

  1. Quantidade de ensaios:

A NBR 8036/83 (Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios) estabelece que as sondagens devem ser:

  • No mínimo, de uma para cada 200m² de área de projeção em planta do edifício, até 1200m² de área.
  • Entre 1200m² e 2400m² deve-se fazer uma sondagem para cada 400m² que excederem 1200m².
  • Acima de 2400m² o número de sondagens será fixado de acordo com o plano particular da construção. 

Em quaisquer circunstâncias o número mínimo de sondagens deve ser:

  1. 02 para área de projeção em planta do edifício até 200m²;
  2. 03 para área entre 200m² e 400m².

 

2. Procedimentos:

NBR 6484/01 - Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio.

A sondagem rotativa é utilizada para perfuração e reconhecimento de rochas e solos, através de sondas rotativas, que permitem a retirada de testemunhos da rocha atravessada, podendo atingir grandes profundidades. Este é o método direto de investigação mais completo a disposição da Geologia de Engenharia.

 

As amostras extraídas (testemunhos) são analisadas por um geólogo especializado e recebem classificação conforme a petrografia geral, levando em conta os parâmetros geotécnicos, como os graus de alteração, coerência, fraturamento, RQD “Rock Quality Designation”, indicativo da qualidade de maciços rochosos, classificação geológica e classificação de descontinuidades.

Quando o terreno analisado se encontra com intercalações de solo e rocha, o ensaio é executado em conjunto com a Sondagem à Percussão até o limite do processo percussivo e a partir daí, prossegue-se com a Sondagem Rotativa.  Neste caso, possui a denominação de Sondagem Mista (SM).

Ensaio para retirada de amostra indeformada do solo, ou seja, preservando as características e condições do solo in situ. O principal objetivo das amostras indeformadas, especialmente para materiais argilosos de baixa consistência, é a execução de ensaios especiais em laboratório, possibilitando que parâmetros geotécnicos sejam determinados como se as amostras ainda estivessem in situ.

Geralmente utilizado para dimensionamento para as unidades de tratamento de esgoto, fossas e sumidouros, que dispõem o efluente final no solo. Após realizado o ensaio, obtém-se o coeficiente de infiltração do solo (l/m² x dia).

 

De posse destes dados, o projetista irá calcular as dimensões necessárias das unidades de esgoto e se há necessidade de valas de infiltração.

Execução de aterros compactados em obras de Engenharia deve ser acompanhada de controle rigoroso, para garantia de qualidade e segurança.

A Sonda realiza este controle com equipe técnica especializada, equipada com laboratório de campo, para determinação da umidade e densidade real de cada camada compactada. O grau de compactação da camada é a relação entre a densidade real de campo e a densidade de laboratório, definida previamente para o material a ser utilizado, através de ensaios de laboratório.

Sem a devida aplicação dos conhecimentos geotécnicos na execução destes aterros, muitos problemas poderão ocorrer, em pequenas e grandes obras de engenharia, como exemplificamos a seguir:

  • Recalques e afundamentos de piso, ruas, vias e fundações;
  • Vazamentos de redes hidráulicas e sanitárias;
  • Deslizamentos de taludes, contenções e muros de arrimo;
  • Vazamentos de lagoas de tratamento de resíduos e líquidos;
  • Erosões internas em diques e barragens;
  • Não enchimento de lagoas, diques e barragem por perda de água.

CARACTERIZAÇÃO COMPLETA

CBR

ADENSAMENTO

PERMEABILIDADE

Estacas em concreto armado executadas in loco. A perfuração pode ser manual ou mecanizada com a utilização de um trado. Em casos onde há presença de lençol freático utiliza-se lama bentonítica ou camisas metálicas.

Poços de monitoramento são alternativas úteis em diversas circunstâncias. Instalada por meio da perfuração do solo, essa ferramenta é capaz de obter amostras de água subterrânea para então verificar, com futuras análises químicas e físico-químicas, a qualidade hidrogeológicas e os índices de contaminação.

 

Esse serviço é comumente utilizado em áreas que dispõem de resíduos sólidos poluentes, como os aterros sanitários e os lixões, e postos de serviços de abastecimento, para detecção de vazamentos.

A Topografia tem por principal objetivo representar graficamente, através da planta de levantamento topográfico, todas as características de uma área, incluindo o relevo, curvas de nível, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos, etc. Devendo a planta topográfica ser elaborada através de utilização de equipamentos apropriados e métodos de medição e representação gráfica considerando-se os parâmetros, metodologia e legislação a fim de fornecer um trabalho topográfico de acordo com as normas técnicas.

 

Serviços topográficos:

1 – Levantamento Planialtimétrico

2 – Divisão e marcação de lotes

3 – Levantamento cadastral

4 – Levantamentos para regularização junto a órgãos públicos

5 – Marcação e acompanhamento de obras